A planície de inundação do rio Araguaia é uma das mais importantes planícies alagáveis brasileiras, situada no coração do Brasil.
Com uma área de drenagem de aproximadamente 386.765 km², abrange 145 sedes municipais e uma população de aproximadamente 1,56 milhões de habitantes, com 75% dessa população caracterizada como urbana. Essa região, localizada próxima ao Pantanal (ao sul), e com uma pequena inserção na região Amazônica (ao norte), serve como um crucial corredor ecológico, conectando diferentes ecossistemas e populações de várias espécies, incluindo as onças-pintadas.
Em termos de caracterização ambiental, a precipitação total anual média na bacia é de 1.751 mm, com uma vazão média do rio Araguaia de 5.508 m³/s. Sua extensão de 2.110 km pode ser dividida em três unidades: Alto, Médio e Baixo Araguaia.
Diferente do rio Tocantins, seu “meio-irmão”, a bacia do rio Araguaia não possui barragens no canal central, mantendo assim uma dinâmica natural de pulso de inundação, apesar das influências antrópicas, como o desmatamento e a intensa ocupação humana ao longo da bacia.
Com a expansão da fronteira agrícola, a bacia do Araguaia enfrenta um intenso processo de degradação ambiental, causado por atividades como o desmatamento e a mineração, que podem desencadear processos como a erosão, a sedimentação do canal, entre outros.
Estima-se que as ações humanas tenham ocasionado a degradação de mais de 50% da área da bacia. No entanto, a região ainda é vista como estratégica para o crescimento econômico nacional, apresentando potencial para o desenvolvimento de diversas atividades econômicas, desde a agricultura até o turismo.
Our Solar business now provides the preferred channel to market for some of the world’s leading PV manufacturers and our solar professionals work jointly with partners on enhancing product features, lowering lead times and improving cash flow.
Diante dos desafios enfrentados pela região, é crucial desenvolver um banco de dados robusto, que possibilite aplicar metodologias inovadoras para a avaliação da biodiversidade e das condições ambientais da bacia.
Essas informações são essenciais para a definição de estratégias de conservação e do uso sustentável dos recursos naturais, garantindo o desenvolvimento socioeconômico da região a longo prazo.
©2024 – Programa Araguaia Vivo 2030, uma iniciativa TWRA e financiamento FAPEG, todos os direitos reservados. Desenvolvido por infrax.com.br