Abordando a relevância do turismo e da pesca esportiva no rio Araguaia
Procuramos compreender as dinâmicas das dimensões humanas e econômicas relacionadas com a atividade turística no Vale do Araguaia. Além disso, no contexto da pesca, realizaremos o monitoramento da pesca esportiva gerando dados que poderão subsidiar a gestão sustentável.
Todos os anos, milhares de pessoas escolhem o Rio Araguaia como destino de turismo ou de pesca. Por isso, o turismo e a pesca esportiva são atividades de extrema importância para os municípios do Vale do Araguaia. Nessa atividade, procuramos gerar dados e ferramentas, visando a gestão sustentável dessas atividades.
Por meio de questionários aplicados junto aos turistas e pescadores que visitam o rio Araguaia, procuraremos responder a perguntas como: quais são as características dos turistas que visitam o Araguaia? O que os atrai? Eles encontram o que esperavam? O que pode melhorar sua experiência? Seu comportamento é ambientalmente responsável? A partir da resposta a essas perguntas, compreenderemos as nuances do turismo no rio Araguaia e suas implicações no comportamento e satisfação dos visitantes, o que poderá gerar informações úteis para melhorias na cadeia do turismo.
No contexto da pesca esportiva, realizaremos o monitoramento participativo da pesca esportiva, visando produzir dados inéditos sobre a dinâmica da pesca ao longo do rio e nas diferentes estações do ano. Para isso, realizaremos entrevistas com os guias de pesca no momento do desembarque nas rampas dos portos. Além disso, também contaremos com a colaboração dos guias locais parceiros que atuarão como cientistas cidadãos registrando os dados das pescarias em um “Diário de Pesca”. Esses dados poderão ser úteis para o monitoramento da pesca recreativa e dos estoques pesqueiros, visando contribuir para o manejo sustentável da pesca recreativa no rio Araguaia.
Explore como o turismo de pesca e recreativo impulsiona a economia local, movimentando a rede hoteleira, estabelecimentos comerciais e serviços de guias turísticos.
Veja imagens envolventes retratando pescadores em ação, turistas desfrutando das belezas naturais do rio Araguaia e a exuberante vida selvagem da região.
Delve em infográficos que destacam o valor econômico do turismo na planície de inundação do médio Araguaia, comparando-o com o PIB do estado de Goiás e evidenciando sua importância para a economia local.
Junte-se a nós nesta jornada para promover e desenvolver sustentavelmente o turismo e a pesca no rio Araguaia, garantindo benefícios econômicos, sociais e ambientais para as comunidades locais e para a preservação desse ecossistema único!
©2024 – Programa Araguaia Vivo 2030, uma iniciativa TWRA e financiamento FAPEG, todos os direitos reservados. Desenvolvido por infrax.com.br