O Programa Araguaia Vivo 2030 pretende abordar questões ambientais cruciais para a gestão dos ambientes aquáticos na bacia do rio Araguaia. Buscamos proteger e, quando necessário, restaurar os ecossistemas fluviais e florestas adjacentes, reconhecendo as ameaças globais à biodiversidade de água doce. Nosso Programa é uma iniciativa da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA) e é apoiada financeiramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). O Programa conta ainda com o apoio de 23 instituições de pesquisa, públicas e privadas, distribuídas no território nacional.
Bem-vindo à Tropical Water Research Alliance (TWRA), uma organização dedicada à preservação e ao estudo da Bacia do Rio Araguaia, um dos ecossistemas mais vitais e diversos do Brasil.
Localizada no coração do país, a Bacia do Rio Araguaia abrange uma área de drenagem de aproximadamente 386.765 km², englobando 145 municípios e sustentando uma população de cerca de 1,56 milhões de pessoas.
Dra. Mariana Telles
Coordenadora Geral Araguaia Vivo
Diante dos desafios enfrentados pela região, é crucial desenvolver um banco de dados robusto, que possibilite aplicar metodologias inovadoras para a avaliação da biodiversidade e das condições ambientais da bacia.
Essas informações são essenciais para a definição de estratégias de conservação e do uso sustentável dos recursos naturais, garantindo o desenvolvimento socioeconômico da região a longo prazo.
©2025 – Programa Araguaia Vivo 2030, uma iniciativa TWRA e financiamento FAPEG, todos os direitos reservados. Desenvolvido por infrax.com.br